Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987)

Padrão

Onde Fica a Casa do Meu AmigoTal qual o Uma Vida Por um Fio, descobri esse Onde Fica a Casa do Meu Amigo? nas páginas do The Book Film do Ronald Regan. Segue o trecho em que o escritor me convenceu a assisti-lo:

“The fact that Iranian cinema is considered one of the bests in the world is partly due to Abbas Kiarostami, whose films play brilliantly with audiences perception of cinema. Abbas Kiarostami had been making films for almost two decades before Where is the Friend’s Home? (Khane-ye Doust Kodjast?, 1987), a gently humorous film on a child’s loyalty, became an international success.”

“O fato do cinema Iraniano ser considerado um dos melhores do mundo é, em partes, devido ao Abbas Kiarostami, cujos filmes lidam brilhantemente com a percepção de cinema da audiência. Abbas Kiarostami já estava fazendo filmes por quase duas décadas antes que o Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (Khane-ye Doust Kodjast, 1987), um filme gentil e humorado sobre a lealdade de uma criança, se tornasse um sucesso internacional.”

Filme iraniano sobre uma criança? Lembrei imediatamente de outra produção com as mesmas características que assisti há 5 anos (nossa!), o tocante O Balão Branco, (cujo roteiro também é do Kiarostami) e percebi que eu já tinha motivos mais do que suficientes para vê-lo.

O começo de Onde Fica a Casa do Meu Amigo? oferece ao espectador todas as “armadilhas” que podem ser esperadas de um filme iraniano da década de 80. A qualidade da banda sonora é ruim, a imagem é granulada e os cenários pobres, arenosos e sujos estão muito longe daqueles que costumeiramente vemos nas produções hollywoodianas do mesmo período. Vale o aviso: é preciso ter um pouco de paciência e relevar a parte técnica para aproveitar o que há de mais importante aqui, que é o recorte pontual, bonito e divertido que o diretor faz de um dia na vida de uma criança, o determinado e leal Ahmed (Babek Ahmed Poor).

Onde Fica a Casa do Meu Amigo - Cena 3Na escola, Ahmed senta ao lado de Nematzadeh (Ahmed Ahmed Poor), um menino tímido com aparentes dificuldades de aprendizado. Na cena que abre o filme, o professor está ralhando com Nematzadeh por ele não ter utilizado o caderno para fazer o dever de casa. Como essa é a terceira vez que ele comete tal infração, o professor deixa bem claro que, se aquilo acontecer novamente, ele será expulso da escola. A aula termina, os alunos despendem-se e vão para suas casas, mas aí Ahmed percebe que, junto com seus materiais, ele levou o caderno de Nematzadeh, ou seja…

…”ferrou para o Nematzadeh, ele será expulso amanhã!”. Ciente de que sua falta de atenção poderia prejudicar o coleguinha, Ahmed propõe-se a ir até a casa dele devolver o caderno, mas aí ele começa a esbarrar em uma série de dificuldades. A primeira e mais óbvia reside no fato de que ele não sabe onde fica a casa do amigo (daí o título do filme), motivo que o obriga a percorrer uma grande distância a pé pedindo informações. Somado a isso, está a indiferença dos adultos para com a situação, aspecto que recebe bastante atenção do diretor Abbas Kiarostami.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo - Cena 4Mesmo levando em consideração as diferenças culturais existentes entre o ocidente e oriente no tocante a moralidade, o que vi ali foi uma criança bem intencionada esbarrando na inércia, ceticismo e indiferença dos adultos para conseguir concretizar uma boa ação. Essa distanciamento de gerações (que não raramente compromete o processo de aprendizado infantil), com crianças e pais não conseguindo encontrar uma linguagem comum, é meio que universal e constitui o ponto de partida da maioria das animações atuais, motivo que pode ser apontado para explicar a empatia que a história, mesmo que antiga, ainda consegue causar.

A mãe e o avô de Ahmed certamente preocupam-se com ele. Para que o garoto torne-se um adulto inteligente, sério e responsável, eles utilizam sua autoridade para vigiá-lo e certificarem-se de que ele, além de frequentar a escola e fazer as tarefas, não está perambulando por lugares perigosos. Mesmo que as intenções deles sejam boas, porém, eles não conseguem perceber que devolver o caderno e reparar o mal feito é tão importante para a formação de caráter de Ahmed quanto o é ser um bom aluno. Nisso, eles ignoram sistematicamente a agonia do menino, que vê-se sozinho em sua missão de encontrar a casa do amigo. Kiarostami investe ainda em um terceiro personagem, um fabricador de portas, para reforçar a ideia que os adultos, ocupados com suas próprias preocupações, muitas vezes acabam contribuindo para a deterioração moral de seus filhos. A solução que Ahmed encontra para ajudar o amigo, de certa forma, não deixa de ser um certo tipo de corrupção.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo - CenaOnde Fica a Casa do Meu Amigo? tem esse lado mais sério que nos convida a repensar nossas relações com os outros, principalmente com as crianças, mas o diretor soube dosar o tom da história de modo que a gente consiga dar algumas boas risadas durante o processo. A inocência e a persistência de Ahmed, por exemplo, geram várias situações potencialmente cômicas, como quando ele insiste de todas maneiras para que uma velhinha doente saia de casa para ajudá-lo em sua busca. Kiarostami, com seus enquadramentos que às vezes denunciam a parte absurda do esforço do menino (a cena que ele sobe uma ladeira correndo atrás de um burro é impagável rs), é o grande responsável pela construção de uma trama que equilibra tão bem humor e drama, mas também é necessário dar créditos ao ator infantil Babek Ahmed Poor, cuja interpretação simples e convincente é fundamental para que a gente sinta tanta empatia pela história relativamente simples de um menino que precisa devolver um caderno.

NOTA: Como curiosidade, vale o fato de que, 3 anos após as filmagens, um forte terremoto destruiu o vilarejo onde as filmagens de Onde Fica a Casa do Meu Amigo? aconteceram, matando várias pessoas. Inicialmente dados como mortos, os dois protagonistas (Ahmed e Babek Ahmed Poor) foram localizando pelo diretor, que gravou um documentário (título original Zendegi  va digar hich, de 1992) sobre a busca.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo - Cena 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s