Planeta do Tesouro (2002)

Padrão

Planeta do Tesouro é um dos filmes da Disney que mais passou despercebido nos últimos anos e um dos  maiores fracassos comerciais da empresa. Pesquisando um pouco, é fácil encontrar informações de que a animação sofreu tentativas de boicote internas, como campanhas de marketing muito abaixo do que a empresa costuma promover e comentários do Michael Eisner, um dos chefões da Disney, desmerecendo o trabalho logo após ele ser lançado. Um dos principais motivos apontados é que Eisner não queria que a história, que a Disney já havia levado para os cinemas na forma de um longa metragem com atores em 1950, fosse transformada em animação.

Planeta do Tesouro de fato é uma animação que foge um pouco da “fórmula Disney” de se fazer filmes. Os personagens não cantam, o humor é mais baseado em ironias do que em “trapalhadas” e os personagens não são unilaterais. Enquanto acompanhamos Jim Hawkins (voz do Joseph Gordon-Levitt) em sua busca por um planeta onde estaria escondido todo o tesouro pilhado por um lendário pirata, vemos personagens com ambições, defeitos e qualidades que os tornam bem humanos. As músicas que rolam durante o filme (compostas pelo John Rzeznik, vocalista do Go Go Dolls) não transformam-se em sessões intermináveis de danças e cantorias e servem mais para mostrar o que os personagens estão sentindo.

Mesmo com todos esses atrativos, Planeta do Tesouro peca um pouco por não estender essa tendência um pouco mais “séria” para a história. Enquanto essas decisões indicam que o filme seria um pouco mais “adulto”, as ações dos personagens e o roteiro de forma geral seguem à risca as histórias infantis típicas da Disney, a aventura de Jim Hawkins é similar a uma criança brincando de pirata (o que já é sugerido na ótima cena de abertura) e essa simplicidade destoa um pouco do resto da proposta,  o que torna difícil encontrar um público para o filme e de certa forma justifica o fracasso na bilheteria. A animação é fantástica, os personagens são bons e a música é legal, mas a história que reúne eles na tela merecia um cuidado maior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s