Dick Tracy (1990)

Padrão

Vamos começar colocando as cartas na mesa: Warren Beatty (Bonnie e Clyde), James Caan (o Sonny Corleone de O Poderoso Chefão), Al Pacino e Dustin Hoffman (esses não precisam de apresentação, certo?) todos em um único filme sobre gângsters filmado com elementos de histórias em quadrinhos (cores, caracterização dos personagens).

A reunião desse “elenco dos sonhos” pode ser associada a dois pontos bem específicos: o diretor e o apelo da história. Warren Beatty, que interpreta o personagem principal e dirige o filme, é um daqueles “queridinhos” de Hollywood, ator que, assim como o Jack Nicholson, conhece e já trabalhou com praticamente todo mundo do meio. O personagem e suas histórias de combate ao crime fazem parte da cultura popular americana desde 1931 e já renderam vários filme e seriados de TV.

Em Dick Tracy, Warren Beatty usa todos esses trunfos para fazer um daqueles filmes que ficam muito mais divertidos se você tiver um pouco de conhecimento sobre o que está sendo falado. Fora a homenagem aos filmes noir da década de 40, Beatty ainda coloca os atores em papéis que lembram alguns de seus grandes sucessos, como o Dustin Hoffman e seu atrapalhado Mumbles que lembra o Raymond Babbitt do Rain Man, o James Caan e seu Spaldoni que parece ser uma mistura de Sonny e Don Corleone, o próprio Warren e sua Tommy Gun que remetem ao seu papel em Bonnie e Clyde e, finalmente, o Al Pacino e seus gritos histéricos que evocam personagens como Tony Montana do Scarface e o próprio Michael Corleone. Dick Tracy tem um ritmo mais lento do que a maioria dos filmes de crime/policiais, não há grandes cenas de ação. A aposta do diretor (bem sucedida, na opinião desse que vos fala) é nos detalhes, cuidado que rendeu ao filme 7 indicações para o Oscar de 1991, das quais ele levou 3, entre elas a de Melhor Canção Original para Sooner or Later cantada pela Madonna.

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: Donnie Brasco (1997) « Já viu esse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s