Zona de Risco (2000)

Padrão

A zona de risco do título refere-se a Zona Desmilitarizada da Coréia, local que foi designado após a Guerra da Coréia (1950-1953) para servir de fronteira e separar o país em Norte (comunista) e Sul (capitalista).

Zona de Risco, dirigido pelo Chan-wook Park (que dirigiu esse filme aqui), conta a história da investigação de um tiroteio ocorrido em uma cabana localizada no lado norte da fronteira, ocasião em que 2 norte-coreanos são mortos e um fica ferido. A investigação é conduzida por uma oficial da Comissão de Países Neutros e o principal suspeito é um sul-coreano. O que a princípio parecia um simples caso de assassinato revela-se uma extensão das feridas provocadas pela guerra na população coreana.

Coincidentemente, ouvi BYOB do System of a Down enquanto escrevia esse texto. Em um determinado momento da música, Serj Tankian canta “Porque os presidentes não lutam na guerra?”. Zona de Risco traz a tona esse sentimento de que todo um povo foi dividido devido a conflitos diplomáticos. O teatro da rivalidade entre as duas Coréias é praticado durante o dia, mas a noite o sentimento de amizade entre eles mostra-se vivo e mais forte do que os limites impostos pela fronteira.

A mensagem do filme é legal, todos os aspectos técnicos (fotografia, músicas) são excelentes e ele ainda me despertou a vontade de conhecer mais sobre o conflito entre os dois países, mas achei a narrativa um pouco “travada”, a investigação do começo e o excesso de nomes e fatos que são citados confundem um pouco e tornam o filme chato até que trama comece a ser realmente apresentada, depois ele deslancha. Vai assistir? Tenha um pouco de paciência no começo, vale a pena.

Anúncios

»

  1. Rapaz, vi um esses dias muito bom e bonito, fantaioso, mas quem importa?
    Chama-se “o clã das adagas perdidas” de de 2004. Ótimo, peguei na net.
    Outro que me lembro de ter visto foi “A batalha pelo império” do qual não cnsoegui assitir até fi,, achei entendiante, e um filme biografico com o nome de “confucio” que conta a história do famoso intelectual chines!
    Abraço

  2. Pingback: Oldboy (2003) « Já viu esse?

  3. Cara, onde você acha esses filmes? Fico muito interessado em assisti-los, porém não os acho em lugar algum : /

  4. Exatamente. Acho uma boa parte em sites de torrent (isohunt, bj-share) mas esses filmes mais “exóticos” que você publica, esses sim eu apanho para achar.
    LegendasTV. Boa, vou pesquisar um pouco mais. Obrigado cara! 😀

  5. Pingback: Sede de Sangue (2009) « Já viu esse?

  6. Pingback: I’m a Cyborg, But That’s Ok (2006) | Já viu esse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s