Manhattan (1979)

Padrão

Essencialmente, não há muita diferença entre Manhattan e o vencedor do Oscar Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, ambos dirigidos pelo Woody Allen. Os dois falam de relacionamentos, de neuroses típicas da vida moderna e trazem o próprio Allen no papel principal.

O que torna Manhattan especial ao ponto de ele ser considerado por muitos um dos melhores trabalhos do Woody Allen é o “relacionamento” que ele estabelece com a cidade ao longo do filme. Enquanto Isaac (Allen) e Mary (Diane Keaton) entram e saem de relacionamentos complicados, a ilha (Manhattan é um ilha que faz parte do estado de Nova York) é mostrada como um lugar pelo qual eles sentem um amor incondicional que não corre o risco de não ser retribuído.

De resto, é um típico filme do Woody Allen: diálogos extremamente rápidos, cínicos e irônicos, personagens complexos e alguns maneirismos visuais, que aqui expressam-se principalmente pela opção de filmar em preto e branco. O diálogo memorável da vez acontece quando Isaac encontra Mary pela primeira vez e ela começa a citar vários escritores e diretores de cinema de uma forma completamente pedante. A agonia que o personagem do Allen passa nessa cena é algo com que eu me identifico muito. Por mais que a gente goste muito de certos assuntos e tenha vontade de falar sobre eles, é muito tênue a linha que separa uma conversa agradável de um momento onde você fica simplesmente vomitando conhecimento de forma arrogante, situação que também foi criticada no Noivo Neurótico, Noiva Nervosa na famosa cena da fila do cinema. Mais uma vez, Allen faz a gente rir das nossas próprias neuroses e isso ajuda muito para que consigamos viver melhor com nós mesmos.

Anúncios

»

  1. Pingback: A Rosa Púrpura do Cairo (1985) « Já viu esse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s