A Hora do Pesadelo 6 – Pesadelo Final – A Morte de Freddy (1991)

Padrão

O sexto episódio da série A Hora do Pesadelo pouco lembra o debut de Freddy Krueger no cinema dirigido pelo Wes Craven. O filme de Craven hoje não tem o mesmo impacto que teve na época, mas tinha como trunfos inquestionáveis uma atmosfera de medo criada por um vilão que te atacava quando você estava mais vulnerável e, é claro, o próprio vilão, um personagem brilhantemente caracterizado com um suéter, um chapéu e uma luva cheia de facas. Freddy dava medo, mas as ironias e o sarcasmo dele davam um toque de humor ao filme. A queda de qualidade monstruosa do primeiro filme (1984) até esse Pesadelo Final – A Morte de Freddy deve-se, além do desgaste normal de uma idéia que é usada várias vezes, ao exagero nesse lado cômico do personagem.

A Morte de Freddy começa bem, com um dos últimos jovens de Springwood sendo atormentado por Freddy enquanto dorme. Em uma das sequências mais assustadoras de toda a série, o jovem sonha que está caindo de um avião. Freddy usa o jovem para conseguir voltar para Springwood e continuar sua carnificina. No filme ainda são revelados detalhes sobre a infância do assassino e vemos o ator Robert Englund pela primeira vez sem a maquiagem interpretando o Freddy pouco antes dos eventos onde ele foi queimado pelos moradores da cidade.

Tirando a cena do avião, praticamente não há elementos de terror em  A Morte de Freddy. As mortes são poucas e sempre acontecem em um contexto de humor que, junto com os personagens genéricos, impedem que a gente leve o filme a sério, intenção que claramente a série começou a abandonar já em seu segundo episódio mas que banalizou o humor negro que no primeiro filme aparecia nos momentos certos e por isso mesmo eram extremamente divertidos. A participação do Johnny Deep e o final onde mostram uma montagem com todas as mortes da série são os únicos momentos divertidos, de resto disputa com o 2º e o 5º  filme o título de pior sequência da série.

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger (1994) « Já viu esse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s