Os Sonhadores (2003)

Padrão

Maio de 1968 na França. Greve dos trabalhadores, protestos estudantis e manifestações populares, certo? Os Sonhadores, do Bernardo Bertolucci (O Último Tango em Paris), trabalha com uma característica comum em vários movimentos sociais: o distanciamento entre discurso e prática.

Enquanto os protestos acontecem nas ruas de Paris, o estudante americano Matthew conhece a francesa  Isabelle e seu irmão gêmeo Theo. A paixão dos três por cinema os aproxima e eles vão morar juntos. Matthew estranha o relacionamento extremamente liberal entre os dois irmãos mas aos poucos é seduzido pela idéia de uma vida livre das convenções sociais com as quais ele estava acostumado. Pela janela da casa eles veem a revolução acontecer na rua enquanto teorizam sobre política, falam sobre filmes e adentram cada vez mais na atmosfera psicológica e erótica do local.

Os Sonhadores é polêmico tanto por suas diversas cenas de sexo envolvendo nudez frontal masculina e feminina quanto pela forma que retrata parte dos revolucionários de esquerda. É conhecida a crítica à conscientização e a teoria que não é aliada a prática e o cinema vez ou outra retoma esse tema em filmes como A Vida de Brian e Sem Destino. As diversas referências a outros filmes, com a inclusão de trechos de obras clássicas do cinema, já é um indicativo de que Bertolucci não está dirigindo um filme para as massas, mas sim para alguém que esteja disposto a, diferente dos gêmeos do filme, romper com a barreira da inércia e entender o filme (e aquilo que ele trata) em toda a sua complexidade, agindo de dentro e não de fora da sociedade.

O último parágrafo foi um exercício de verborragia descarada. Tem conteúdo, mas a forma como foi exposto é pouco atrativa, mesma coisa que pode ser dita do Os Sonhadores. Mesmo entendendo a proposta do diretor, não gosto da forma como ele coloca isso na tela, mesmo problema que eu vi no Último Tango em Paris.

Anúncios

»

  1. Pingback: 300: A Ascensão do Império (2014) | Já viu esse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s