Henry – Retrato de um Assassino (1986)

Padrão

Acho que um pouco da fascinação que eu tenho por filmes de serial killers deve-se a forma como eles são retratados nos grandes clássicos do gênero, como na trilogia iniciada pelo Silêncio dos Inocentes, no Seven e no recente Jogos Mortais. Na maior parte do tempo, esses filmes mostram não o assassino, mas as investigações que são feitas para tentar prendê-lo, sempre ressaltando a inteligência e o método utilizado nas mortes. Não fosse um policial extraordinário e as pistas fornecidas deliberadamente pelo assassino, os crimes nunca seriam resolvidos.

O que torna Henry – Retrato de um Assassino especial é que não há polícia nem investigação nele. O que vemos é o cara sentado tomando uma cerveja, conversando com os amigos, saindo para pegar umas putas e de repente … assassinato. As mortes são bem gráficas e mostram em detalhes perturbadores como ele mata as pessoas utilizando métodos diferentes para evitar a ligação entre os crimes.

Esse filme não dá margem para que tu admire o assassino como acontece com Hannibal Lecter e John Kramer. Henry é sim um cara metódico e, até certo ponto, inteligente, mas ele também é apresentado como um sujeito bipolar, frio e violento cuja mente trabalha apenas para levá-lo até o próximo assassinato. Em livros que estudam a mentalidade dos serial killers é comum ver homossexualidade, impotência sexual e traumas de infância relacionados como causas diretas para o problema e aqui o diretor explora bem isso, mas, por outro lado, ele deixa bem claro que isso não os isenta da responsabilidade sobre seus atos. Henry é legal pela abordagem do tema, pela execução repleta de cenas perturbadoras e pelo final corajoso e doentio que deixa claro o ponto de vista do diretor a respeito dos assassinos em série.

Anúncios

Uma resposta »

  1. Eu gosto muito de tramas policiais muito mesmo, mas não gosto nenhum pouco de ver os assassinatos que envolvem estupro, acho que eu e 90% das mulheres ficamos com uma sensação de impotência tão grande, depois eu já saio na rua pensando que pode vim um cara atrás de mim srrssrsrrsrsrsrrssr Por isso esse to fora desse filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s